Georgino Avelino está entre as cidades do RN em zonas de risco ou perigo para a covid-19



O Rio Grande do Norte possui 103 cidades em zona de risco ou de perigo para a Covid-19, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que monitora informações em tempo real da pandemia. Conforme estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1.324.529 pessoas moram nesses municípios.


Georgino Avelino e outras nove cidades estão com as maiores taxas de transmissibilidade que atualmente, são Santana do Matos, Monte das Gameleiras, Paraú, Boa Saúde, Lagoa de Velhos, Montanhas, Passagem, Várzea e Santa Maria. Essas cidades estão na zona de perigo para a Covid-19 e, juntas, somam 298.067 moradores. 

Confira os números atualizados da Covid-19 em Georgino Avelino:


Fonte: SESAP-RN
 

O que é a Taxa de Transmissibilidade:

A Taxa de Transmissibilidade (Taxa Rt), é um dos indicadores utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. A taxa indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa que esteja doente. Caso a taxa esteja em 2, por exemplo, isso significa que uma pessoa doente contaminará duas saudáveis. Segundo especialistas em saúde, o ideal é que essa taxa se mantenha o mais próximo de zero. Caso esteja abaixo do valor 1, é possível afirmar que, naquele momento, a doença está em um estado “controlado".

Sintomas a Covid-19:

Os principais sintomas que podem indicar o quadro da Covid-19 incluem febre, tosse e falta de ar, dor de garganta, coriza, obstrução nasal, diarreia, alteração no olfato, cansaço e dor no corpo.

Adaptada com informações da Tribuna do Norte

0 Comentários