Pesquisa aponta que 95% dos eleitores do RN não tem candidatos a federal

O potiguar parece que ainda não está muito interessado na disputa eleitoral deste ano. Menos ainda quando se trata da eleição proporcional, que é quando se define os nomes que vão compor a Assembleia Legislativa do RN e as oito cadeiras da bancada potiguar na Câmara dos Deputados. Para se ter uma ideia da situação, faltando menos de 5 meses para o dia da votação, 95% dos eleitores ainda não tem candidatos. E mais: 50% já afirmaram que pretendem votar nulo nessa disputa.
Os dados são da pesquisa Agora RN/Instituto Seta, divulgada nesta segunda-feira, 28. Segundo o levantamento, além da metade dos eleitores potiguares afirmarem que não pretendem votar em nenhum dos pré-candidatos a deputado federal pelo RN, outros 45% responderam que ainda não tem candidato.
Por isso, não é de se estranhar que a mais citada no levantamento espontâneo foi a deputada federal Zenaide Maia, do PHS, que nem vai concorrer a reeleição e sim disputar o Senado neste ano. Mesmo assim, Zenaide foi a primeira na pesquisa com apenas 0,9% das citações. Walter Alves, do MDB, deputado mais votado em 2014, com quase 200 mil votos, teve apenas 0,3% das citações.
“Eleitor não quer saber de política. Não quer saber de eleição. Por isso, acredito que esse alto percentual de indecisos vai permanecer até próximo da eleição”, afirmou o cientista político e diretor do Instituto Seta, Daniel Menezes. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 15 de maio, ouvindo 1.300 eleitores, em todo o Rio Grande do Norte.
NINGUÉM/BRANCO/NULO 50,5
NS/NR 45,2
ZENAIDE 0,9
WALTER ALVES 0,3
JOSE PEDRO 0,2
RAFAEL MOTA 0,2
TOMBA 0,2
CABO GLAUCO 0,2
DISON 0,2
FATIMA BEZERRA 0,2
FELIPE MAIA 0,2
PM AGENOR 0,2
ROGERIO MARINHO 0,2

AgoraRN