Música alegre estimula a criatividade, aponta estudo




Boa notícia para quem quer desenvolver a criatividade. Um estudo feito na Universidade Radboud, na Holanda, em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, revelou que músicas animadas, alegres e “alto astral” podem aguçar a criatividade humana. A pesquisa foi feita com 155 voluntários que se dividiram em cinco grupos, dos quais quatro realizaram um teste cognitivo ao som de vários tipos de canções e o outro grupo resolvia a prova em silêncio. Os testes aplicados avaliavam dois tipos de pensamentos: o divergente, que descreve o processo de criação de novas ideias, e o convergente, que identifica as melhores soluções para um problema.
O resultado mostrou que as respostas de quem estavam ouvindo músicas alegres eram mais criativas que as demais. “Nós também testamos outros trechos musicais que eram tristes, ansiosos e tranquilos e não percebemos esse efeito. Parece que o tipo de música presente é importante, e não apenas qualquer música”, disse Sam Ferguson, vinculada à Universidade de Sidney, durante entrevista à revista New Scientist. A música “feliz” utilizada na pesquisa foi Spring, de Antonio Vivaldi, e se mostrou eficaz para impulsionar o pensamento divergente. Nenhum tipo de canção desenvolveu o pensamento divergente, revelando que, nesse caso, é melhor resolver problemas em silêncio.
Os estudiosos sugerem que as canções mais alegres funcionam por serem mais estimulantes e, por isso, despertam o cérebro. Eles acham que esse tipo de música pode não ter desenvolvido o pensamento convergente porque este se fundamenta mais na lógica e menos na excitação.

Fonte;http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/musica-alegre-estimula-criatividade-aponta-estudo/

0 Comentários